EuStress Vs DiStress
Todos nós enfrentamos desafios e obstáculos na vida mas, por vezes, a pressão torna- -se difícil de suportar. Em pequenas doses, o stress é excelente e denomina-se Eustress. Agora, quando as exigências são excessivas e experienciamos
este fenómeno durante demasiado tempo, falamos de Distress – um verdadeiro ladrão de recursos, altamente nocivo quer para a saúde, quer para a performance. O distress é causado por uma sobrecarga no cérebro e os seus principais sintomas são distração, impaciência e frenesim. As pessoas afetadas têm dificuldades em organizar-se, em definir prioridades e em gerir o tempo, reduzindo a sua performance.
Leia mais
Como controlar os efeitos negativos do stress?
Através de uma abordagem holística de nós mesmos enquanto seres humanos: corpo, mente (emoções) e energia. É preciso aprender o equilíbrio entre o stress e a recuperação destes três elementos, como se de um atleta se tratasse.
Segundo estudos na área desportiva e empresarial, a capacidade de mobilizar energia é concretizada através do movimento entre consumo de energia (stress) e a renovação da mesma (recuperação). O stress é encarado como um estimulo para o crescimento. O problema está relacionado com a ausência de recuperação disciplinada. Stress crónico, sem recuperação, transforma-se em distress, esgota as reservas de energia e condiciona a saúde e bem-estar.
Leia mais